quarta-feira, 23 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 16

Oi, bonitinhos!

Hoje é dia de meninos e meninas:

Personagem feminina favorita

   Minha personagem feminina preferida é de uma leitura bem recente, mas eu estou muito apaixonada por ela. Ela é a protagonista do The Mill on the Floss, da George Eliot, que conta a história de dois irmãos, a Maggie e o Tom Tulliver. Como o enredo do livro envolve toda a vida dos dois, desde a infância até a vida adulta, eu não vou explicar tudo o que acontece. É suficiente saber que eles são muito conectados, mas a maneira como cada um vê a relação com o outro é bem distinta. O Tom é bem mais moralista, a Maggie mais apaixonada.
   E é por isso que eu gosto tanto dela. Acho que não conhecia nenhuma personagem que fosse tão intensa e não me irritasse por causa disso. Normalmente, quando há um retrato de alguém muito cheio de paixão, ela acaba passando um lado muito mesquinho ou egoísta. Não é o que acontece com a Maggie. Ela sente as coisas muito profundamente (seja amor ou ódio), mas não é insensível aos outros.


   Essa é a grande sacada da Eliot no romance, e o que deixa o final num impasse, algo impossível de ser resolvido. Se ela se deixasse levar somente pela razão ou pela emoção, a trama se resolveria para um lado ou para outro – mas ela não consegue. E isso é tão sofrido, tão tenso, que o fim só pode ser como é no livro.
   Além disso, as cenas em que ela aparece se apaixonando são AS melhores. A George Eliot tem uma arte de fazer com que a gente se coloque naquela situação eletrizante de se interessar por alguém junto com a protagonista – o que faz o livro ficar ainda mais poderoso, e a personagem ainda mais apaixonante. Eu não gostaria de ser a Maggie, mas eu sou com certeza uma apaixonada por ela.


Edição que eu li:



















Título: The Mill on the Floss
Autor: George Eliot
Editora: Penguin
Ano da primeira publicação: 1860


Qual a personagem feminina favorita de vocês?

Beijocas

3 comentários:

  1. Já essa aqui é mega fácil de responder (pra mim): a Maria Valéria ("O Tempo e O Vento"), eu DEFINITIVAMENTE não gostaria de ser ela... Mas eu acho a personagem absurdamente incrível, e, agora estou pronta pra ser julgada por deus e o mundo: ela é a MELHOR personagem de TODO "O Tempo e O Vento".

    (Ju)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que ela é a melhor personagem de "O Tempo e O Vento"!! :D

      Excluir
  2. A Rebecca do romance de mesmo nome da Daphne Du Maurier

    ResponderExcluir