quinta-feira, 10 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 10

   Oi, bonitinhos?

   O livro de hoje tem gostinho de casa:

Um livro que te lembra de casa

   O Continente, de Erico Verissimo.

ah, que saudade...

   Foi difícil decidir o livro de hoje. Fiquei muito dividida entre falar de novo do Harry Potter ou escolher o Continente. Meus critérios para escolher o Erico foram os seguintes: 1) HP já estava cansando, 2) eu não queria repetir uma mesma série em mais de dois tópicos, 3) o meu conceito de casa para os livros da Rowling e do Verissimo são diferentes, mas se for pensar na minha casa no sentido mais estrito, é meio óbvio - eu nunca morei em outro lugar que não o Rio Grande do Sul.
   Para quem não sabe, O Continente é a primeira parte da trilogia de O Tempo e o Vento. O romance (bem longo, dividido em duas partes na maioria das edições) narra a história da família Terra Cambará, desde o tempo das Missões Jesuítas até a Revolução Federalista de 1893. Ele é dividido em sete partes: "A Fonte", "Ana Terra", "Um Certo Capitão Rodrigo", "A Teniaguá", "A Guerra", "Ismália Caré" e "O Sobrado". Cada uma das seis primeiras partes é intercalada por um trecho de "O Sobrado". 

Vou fazer uma arte e pular o resumo agora, então não pude deixar passar o sorrisinho do Tiago Lacerda, que (sou só eu que acha?) está incrivelmente parecido com o Tarcisão nesse gif. 
   Eu poderia ficar explicando aqui o que cada uma das partes conta, mas só de escrever o nome já me dá uma saudade e uma vontade de reler que meu peito aperta (ok, não chega a tanto, mas quase). Vou me esquivar de contar a história do romance para dar os motivos de escolher esse livro pra hoje, mas quem quiser saber sobre o que se trata [pesquisa no google] pode assistir ao filme do Jaime Monjardim, O Tempo e o Vento, que, pelo que me consta, é a história só do Continente (eu ainda não assisti). 
   De qualquer modo, voltemos ao foco: eu escolhi esse livro para hoje porque (1) ele foi uma das leituras mais marcantes da minha adolescência: foi com ele que eu aprendi que literatura brasileira podia sim ser interessante (a literatura que a gente lê na escola pode ser tão maçante...). (2) Ele fala sobre o Rio Grande do Sul, e descreve algumas coisas com as quais eu me identifico muito - tanto para o bem, quanto para o mal. (3) Ele tem personagens femininas muito fortes, que me lembram muito de pessoas da minha família - e, para mim, família = casa. (4) Toda vez que eu releio alguma parte dele, eu me sinto de volta pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade, querendo um sorriso sincero, um abraço de um certo capitão Rodrigo e da sua Bibiana pra aliviar meu cansaço e toda essa minha vontade. E isso é voltar pra casa. 

Ok. Confesso. Eu fui escutar a música, abri esse gif e acabei chorando lembrando do livro... #feels


Edição que eu li:







































Título: O Continente
Autor: Erico Verissimo
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 1949


Filme:























E pra vocês, queridos, qual livro lembra de casa?


Beijoquinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário